26 de jan. de 2009

Você é capaz de perdoar qualquer coisa?

Em uma conversa casual surgiu o assunto da minha nova postagem... a dificuldade que eu, e muitas outras pessoas, temos para perdoar. A pessoa com a qual conversava disse que, era capaz de perdoar e esquecer completamente, e eu achei isso admirável. Mas surgiu a indagação: Você é capaz de perdoar qualquer coisa?
Vejamos uma das definições de perdão, sendo que com esta me identifico mais.
"O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras."

Pelo prisma da psicologia, "a falta de perdão ou não perdoar-se, age como um veneno em nosso organismo, liberado em pouca quantidade, mas constante. Vai armazenando sujeiras que se acumulam. Quando percebemos, talvez em alguns casos, é tarde demais. E, toda essa "sujeira" que fica impregnada pela mágoa passa a criar raízes por todo o nosso corpo. Por todo o nosso ser e nos causa grandes danos físicos e emocionais." Mas a medida que perdoamos verdadeiramente, começaremos a sentir um bem estar muito grande e uma leveza tão profunda como nunca sentimos antes.
E agora? O que será de mim? Enquanto algumas pessoas estão com o coração leve e uma saúde boa, porque não acumularam "sujeiras" no organismo, eu estou aqui sem conseguir esquecer certas ofensas, certas dívidas, certas diferenças...
Aceito tudo que foi escrito acima, mas eu não consigo ser tão nobre a ponto de esquecer completamente certas coisas, e agir como se nada tivesse acontecido. Certas atitudes, ou a falta delas, marcam, modificam a vida dos outros para sempre. Já fizeram isso comigo, e eu com certeza, mesmo que sem querer, já fiz também com outras pessoas...
O máximo que consigo, em alguns casos, quando há traição (de qualquer tipo), quando há mentiras que me prejudicam muito... é desculpar. Se pudesse fracionar o "perdão", a desculpa seria a metade do todo. Isso eu até consigo fazer: desculpar. Ou seja, olhar para a pessoa, depois que esta se justificou e se arrependeu, e não sentir raiva, nem vontade de estrangular. Mas certas coisas não dá simplesmente para esquecer... senão seria muito simples, seria um incentivo para que fosse cometida a mesma falta novamente. A vida não é um caderno, onde escrevemos a lápis e depois é só apagar. Até no caderno ficam marcas e impressões da escrita, mesmo depois de apagada... Mas é claro que procuro não ficar remoendo o passado, prefiro ignorar a pessoa e o que ela fez, e isso é quase que um antídoto contra o veneno da mágoa.
Eu sei que precisamos evoluir, afinal, é para isso que estamos aqui neste mundo. Devemos aprender sempre. Mas por enquanto...as escolhas que fiz na vida, me trouxeram tanto amargor que ainda tenho muito a evoluir, e quem sabe um dia, conseguirei ter meu coração menos envenenado. Mas neste processo evolutivo, antes de aprender a perdoar os outros, tenho que primeiro aprender a me perdoar.
Realmente, perdoar é um dom divino!

5 comentários:

  1. Bom dia!

    Excelente texto.
    Tem coisas que até deixamos passar,mas outras nos marcam e machucam tanto que não conseguimos perdoar mesmo sabendo que a unica danificada é a gente.
    Perdão é divino,mas preciso ir tentando aos poucos,no momento a vontade é de esganar mesmo.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    Tem selinho da amizade la para vc.

    beijooo

    ResponderExcluir
  3. Tem selinho da "Proximidade" la para vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  4. Amiga vim te agradecer por compartilhar junto comigo a data de hoje,obrigada pela sua presença.

    Um gde abraço.

    beijooo

    ResponderExcluir
  5. Você não poderia perdoar o assassino de sua mãe, ou o assassinato de qualquer um que seja querido. O que tem maior valor para pessoas são pessoas, e "pessoas tirarem pessoas de pessoas" é a única coisa que realmente é,e na minha opinião deve ser imperdoável. O que fazem com o povo que matou Jesus?
    Você concorda?

    ResponderExcluir