1 de dez. de 2008

Enchente em Santa Catarina

Apesar de estar assistindo pela TV todos os dias, vendo imagens na Internet, em jornais... a destruição que a enchente causou em SC ainda me assombra. Ainda não consigo acreditar que tanta beleza foi destruída pela fúria da natureza. Natureza esta, que está se revoltando contra nós por a estarmos destruindo um pouquinho todos os dias. E agora ela, com toda sua força, vem e destrói em minutos tudo o que homem levou anos para construir. Parece que ela está nos dizendo: "Vocês pensaram que eram mais poderosos do que eu? Pensaram que fariam tudo que quisessem e sairiam impunes?
Morei 15 anos em SC, lá tenho muitos amigos... Agora, quando vejo lugares que conheço tão bem, completamente destruídos, chego a conclusão que não somos nada diante de uma força maior que está acima de tudo e de todos. Não quero dizer com isso que o que aconteceu é castigo, muito pelo contrário. Acredito que tudo é consequência do que temos feito, ou deixado de fazer pela natureza, pelo planeta, pelo ser humano... O ser humano age como se pudesse tudo, como se todo o poder estivesse em suas mãos, mas desta vez ele viu que isso não é verdade, não temos o controle de muitas coisas, como por exemplo, sobre a força da natureza.
Mas, como em todas as catástrofes, algumas atitudes merecem serem destacadas. A solidariedade que tem sido demonstrada para com SC é comovente. Pessoas que mal tem para si mesmo, ao verem tantos sem nada além de suas próprias vida, dividem o seu pouco. Pessoas doam bens materiais, mas também doam seu tempo, seu amor, sua compaixão... Só não podemos esquecer que vai demorar muito tempo até que nossos irmãos de SC possam dizer que não precisam mais de ajuda. Não vamos ajudar só agora, quando tudo ainda está muito recente, vamos ajudar até que seja necessário.

2 comentários:

  1. Nossa Muito Linda sua opinião você esta de parabéns.

    By: Dj Rix

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dj Rix! Só escrevi sobre o que estava no meu coração.
    Abraço

    ResponderExcluir